Guia: como vender um imóvel financiado
21/10/2024 - Por Pedro Granado Imóveis
Uma dúvida da maioria dos proprietários é se é possível e como vender um imóvel financiado. A boa notícia é que, sim, é possível realizar a venda mesmo com parcelas do financiamento em aberto. No entanto, existem particularidades que você precisa conhecer para garantir que tudo aconteça de forma segura e sem complicações.
Neste artigo, a Pedro Granado vai esclarecer como vender um imóvel financiado, respondendo às principais dúvidas e explicando o passo a passo para que você possa fazer uma venda tranquila e eficiente. Continue a leitura!
Como vender imóvel financiado: passo a passo
Se você deseja vender um imóvel financiado, o mais recomendado é contar com o suporte de uma imobiliária especializada. Em todos os casos, o apoio de profissionais serve para evitar problemas e facilitar a sua vida, sobretudo quando o imóvel ainda não está quitado.
Isso porque o comprador é quem terá de lidar com o financiamento inacabado, de forma que a imobiliária fará toda a intermediação para que ambas as partes estejam de acordo e saiam satisfeitas.
Aqui estão as principais situações e opções de venda:
Comprador paga à vista ou parcela sem novo financiamento
Neste cenário, o comprador opta por quitar o imóvel à vista ou parcelar o valor diretamente com o vendedor, sem a necessidade de um novo financiamento. Para que a venda seja realizada, você, como proprietário, precisará quitar o financiamento com o banco. O processo inclui:
- Solicitar ao banco um boleto de quitação do financiamento;
- Realizar o pagamento da dívida;
- Receber o comprovante de quitação;
- Apresentar o comprovante ao Cartório de Registro de Imóveis para retirar a alienação fiduciária da matrícula.
Após isso, o imóvel estará livre para ser transferido ao comprador sem impedimentos.
Comprador faz um novo financiamento com o mesmo banco
Se o comprador optar por um novo financiamento com o mesmo banco, o processo é um pouco diferente. Os passos incluem:
- Solicitar ao banco a atualização do saldo devedor do imóvel;
- O comprador deve firmar um novo contrato de financiamento com o banco;
- O banco utiliza parte do valor do novo financiamento para quitar o saldo devedor do vendedor.
O proprietário recebe o valor da venda somente após o registro do novo financiamento ser formalizado no Cartório de Registro de Imóveis.
Comprador faz um novo financiamento com banco diferente
Por fim, a última opção é que o comprador realize o financiamento com uma instituição financeira diferente. Neste caso, será necessário:
- Solicitar ao banco a atualização do saldo devedor;
- O comprador deve realizar um novo contrato com o banco escolhido, que irá cuidar da transação.
O imóvel será transferido ao novo banco após a quitação do financiamento anterior, e o vendedor receberá o valor da venda após o registro do novo financiamento no cartório.
Documentos necessários para vender um imóvel financiado
Antes de iniciar a venda, é fundamental garantir que você tenha todos os documentos em mãos. Aqui está uma lista dos principais documentos que você precisará:
- Contrato de financiamento;
- Comprovante de quitação parcial (se houver);
- Matrícula do imóvel;
- Documentos pessoais do proprietário e do comprador;
- Comprovante de quitação de débitos (IPTU, condomínio, etc.).
Impostos e tributações na venda de imóvel financiado
Um ponto importante é considerar os impostos e tributações que podem incidir sobre a venda de um imóvel financiado. Entre eles, o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), que varia de acordo com o município, e o Imposto de Renda sobre ganho de capital, no caso de valorização do imóvel.
Consultar um contador ou advogado especializado pode ajudar a calcular os valores envolvidos e evitar surpresas.
Principais dúvidas sobre como vender um imóvel financiado
Agora que você sabe como vender um imóvel financiado, aproveite para tirar suas dúvidas sobre esse processo!
Como calcular o valor do imóvel financiado?
A forma de calcular o valor do imóvel financiado não é muito diferente de um imóvel quitado. Você precisará realizar uma avaliação do imóvel, juntamente da sua imobiliária, pesquisar os valores de mercado da sua região e, por fim, verificar a valorização imobiliária, entendendo se fatores da localização podem aumentar o preço ou não.
É possível vender um imóvel financiado pela Caixa?
Sim, o processo é exatamente igual ao citado anteriormente. Contudo, se o imóvel tiver sido adquirido pelo programa Minha Casa Minha Vida pela menor renda familiar, ele não poderá ser vendido antes do final do financiamento.
É possível vender um imóvel financiado com parcelas atrasadas?
Se as parcelas do financiamento estiverem atrasadas, a venda pode ser uma ótima opção para evitar que o imóvel vá a leilão. Nesse caso, o processo é o mesmo: solicitar ao banco a atualização do saldo devedor.
Conte com a Pedro Granado para vender seu imóvel financiado
Quer vender seu imóvel financiado com rapidez, segurança e praticidade? Conte com a imobiliária Pedro Granado! Temos uma estrutura completa para ajudar você a encontrar os melhores interessados e fechar negócio! Quer saber mais? Entre em contato e converse diretamente com nossos consultores!
Voltar