Check-list: documentação para venda de imóvel
24/04/2023 - Por Pedro Granado Imóveis
Quer colocar seu imóvel à venda? Então você precisa cuidar para que a parte jurídica esteja em dia, evitando problemas com a assinatura do contrato e até mesmo com a legalidade da transação. Por isso, é preciso que você conheça toda a documentação para venda de imóvel.
Neste artigo, você confere a lista completa de documentos necessários para vender seu imóvel e garante que nenhum vai ficar para trás. Confira!
Qual a documentação para venda de imóvel?
Para que você não esqueça nenhum item, separamos a documentação para venda de imóvel em três categorias: documentos do vendedor, documentos do imóvel e contrato.
Documentos do vendedor
Para vender um imóvel, o proprietário precisará apresentar os seguintes documentos em seu nome:
- documento de identidade com CPF;
- certidão de estado civil;
- comprovante de endereço atualizado (mínimo de 30 dias);
- protestos de títulos;
- ações cíveis e ações na Justiça Federal;
- interdições, tutela e curatela;
- ações das Fazendas Municipal e Estadual.
Se o proprietário do imóvel atuar como comerciante, também serão necessários os seguintes documentos:
- CND/INSS;
- certidão de quitação de tributos federais e contribuições;
- certidão da dívida ativa da União.
No caso de o vendedor não residir na mesma cidade onde o imóvel está localizado, também será necessário apresentar as certidões acima referentes ao atual domicílio.
Documentos do imóvel
Além dos documentos da pessoa física, também é necessário apresentar os documentos referentes ao imóvel. São eles:
- cópia autenticada da escritura em nome do(s) vendedores;
- cópia autenticada do IPTU do ano vigente, junto das parcelas pagas até a data da venda;
- certidão negativa de impostos (últimos cinco anos);
- certidão negativa de ônus reais (últimos vinte anos);
- certidão negativa de débitos condominiais (quando for o caso);
- planta do imóvel aprovada pela prefeitura ou croqui com dimensões, com assinatura e CREA do engenheiro ou arquiteto responsável;
- registro de ações reipersecutórias e alienações;
- averbação da construção, emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis.
Contrato de compra e venda
Com toda a documentação para venda de imóvel em mãos, é hora da assinatura do contrato de compra e venda. Esta é, sem dúvidas, a etapa mais importante, e deve ser feita com a ajuda de um profissional especializado no campo jurídico-imobiliário.
Para garantir a sua segurança, a Pedro Granado oferece uma consultoria completa para a negociação e assinatura do contrato, evitando fraudes e auxiliando na entrega correta da documentação e validação nos órgãos competentes.
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